Sabemos que o agricultor é desafiado a tomar mais de 2 mil decisões por dia. Algumas delas impactam completamente sua produtividade, incluindo suas escolhas para a entressafra.
O plantio de safrinha tem sido uma excelente oportunidade de renda extra com a comercialização de grãos cuja cultura tem um ciclo menor e maior adaptabilidade climática. Ele também proporciona a rotação de culturas e o plantio direto, práticas que melhoram a saúde do solo.
Algumas culturas, como milho e sorgo, são certeiras nesse período, e verifica-se também a possibilidade e os benefícios de produção de culturas alternativas, como a canola ou a mamona.
Na ORÍGEO temos um time que trabalha diariamente por uma agricultura sustentável e rentável, por isso nosso Head de Sustentabilidade, Igor Borges, compartilhou as oportunidades de cultivar mamona no cerrado brasileiro.
Para desmistificá-la para o público geral, que pode considerá-la uma cultura exótica, algumas características potenciais podem torná-la atrativa.
POTENCIAL DO ÓLEO
Predominantemente oleaginosa para biocombustível, os frutos não são comestíveis para alimentação humana, porém possui mais de 45% de óleo de ótima qualidade. Sua alta concentração carrega um valor industrial e econômico considerável nos mercados nacionais e internacionais.
BAIXA DEMANDA DE ÁGUA
Uma característica que aprova a viabilidade do cultivo da mamona no Cerrado é sua menor necessidade de água em relação a outras culturas.
Sabemos que isso é um grande desafio para o cultivo em climas quentes, devido à necessidade das chuvas para o desenvolvimento correto da planta. A mamona tem uma demanda menor de água em todo o ciclo da cultura, chegando a 300 mm/ciclo, possibilitando assim um ótimo encaixe nas condições da região.
POTENCIAL REGENERATIVO
Buscamos uma agricultura mais sustentável e boas práticas agrícolas são o caminho para alcançá-la. A mamona é uma cultura que se encaixa em programas regenerativos.
Considerada uma planta robusta e de estágio inicial de sucessão florestal, pode auxiliar na recuperação de pastagens degradadas, além de poder ser cultivada em sistemas de rotação de cultura.
POTENCIAL BENEFICIADOR
A mamona pode oferecer benefícios no sistema produtivo, principalmente em suas culturas sequenciais como soja, algodão e feijão. Pode, por exemplo, contribuir com a redução de doenças que as afetam.
Possui raízes robustas que possibilitam o acesso a camadas mais profundas do solo, permitindo a descompactação e estruturação para safras subsequentes. Além de ajudar a controlar a incidência de nematoides, problema causador de grandes prejuízos à soja brasileira.
As oportunidades oferecidas pela mamona, a tornam vantajosa para o encaixe como cultura na safrinha, focando em modelos mais regenerativos e resilientes e permitindo otimizar o uso das terras, sem necessidade de novas áreas.
Uma agricultura regenerativa passa pelo apoio e dedicação de profissionais especializados. Por isso, nós, da ORÍGEO, reunimos conhecimentos para apoiar o agricultor em novos passos rumo à sustentabilidade rentável em sua lavoura.