
Rota Regenerativa na Mídia: Destaque para Agricultura Regenerativa e Potencial da Mamona
Episódio da Websérie “Rota Regenerativa” em Foco
O segundo episódio da websérie “Rota Regenerativa – Caminhos que renovam o futuro” já está disponível e, nesse sentido, destaca o grande potencial da mamona na agricultura regenerativa. Assim sendo, especialistas e produtores demonstram como essa cultura vai além da produção de óleo, pois também contribui para a melhoria do solo. Além disso, a iniciativa é fruto de uma parceria estratégica entre ORÍGEO e Bunge.
Benefícios da Mamona para o Solo
A mamona apresenta raízes profundas que promovem a descompactação da terra e auxiliam no controle natural de pragas. Dessa forma, o solo se torna mais fértil e produtivo para culturas subsequentes. Conforme Rossano de Angelis Jr., vice-presidente de agronegócio da Bunge para a América do Sul:
“Apesar dos desafios que ainda existem em áreas como produção, colheita e mecanização, a mamona apresenta um grande potencial quando bem desenvolvida…”
Além disso, a diversidade de produtos derivados da mamona inclui matérias-primas para cosméticos, produtos farmacêuticos, lubrificantes industriais e bioinsumos. Portanto, a cultura fortalece a economia agrícola e não se limita à função energética.
Cultura de Entressafra e Segurança Hídrica
A mamona também se destaca como opção de entressafra, sobretudo por sua resistência à seca. Em períodos de clima imprevisível, essa característica oferece segurança e renda adicional aos produtores. Roberto Marcon, CEO da ORÍGEO, destaca:
“Com suas características de enraizamento, descompactação do solo e controle de nematoides, ela é uma cultura positiva no sistema de rotação…”
Futuro da Agricultura Regenerativa
O episódio também aborda a crescente integração entre agronegócio e indústria de biocombustíveis. Rossano de Angelis Jr. ressalta:
“Um grande avanço está sendo a forma como a indústria de petróleo está começando a olhar para o agronegócio como uma solução…”
O episódio está disponível no YouTube e no site da websérie.
O capítulo está disponível para acesso público no YouTube e nos portais regionais:
