Voltar
Agricultura Regenerativa | Caminhos que renovam o futuro
Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Facebook Compartilhar no LinkedIn

Compartilhe

Agricultura Regenerativa | Caminhos que renovam o futuro

Práticas que regeneram o futuro, agora. 

A agricultura convive, há anos, com grandes desafios como a degradação dos solos e os efeitos das mudanças climáticas. No coração do agronegócio brasileiro, a Agricultura Regenerativa já se consolida como uma resposta efetiva, baseada em compromisso, ciência e ação. 

Mais do que uma demanda do presente, ela representa uma oportunidade real de conservar recursos, reduzir impactos e garantir a produtividade no campo. 

A transformação já começou e nós fazemos parte dela. A ORÍGEO é parceira do programa de Agricultura Regenerativa da Bunge, apoiando práticas responsáveis e de impacto positivo para a terra, para quem produz e para o futuro do planeta. 

O que é a Agricultura Regenerativa? 

Muito além de reduzir impactos, a Agricultura Regenerativa propõe restaurar e revitalizar os sistemas naturais. É um modelo produtivo que fortalece os ciclos ecológicos e recupera a saúde do solo, promovendo uma agricultura mais resiliente, rentável e conectada com as necessidades do presente. 

Na prática, isso se traduz em ações como: 

· Manejo adequado do solo e dos nutrientes: técnicas que promovem a saúde do solo, aumentando sua fertilidade e capacidade de retenção de água. 

· Plantio direto: reduz a erosão, preserva e melhora a estrutura do solo. 

· Uso racional e responsável de insumos: aplicação consciente e correta de fertilizantes e defensivos, otimizando seu uso e minimizando os impactos negativos. 

· Agrofloresta: integração de árvores e culturas agrícolas para melhorar a biodiversidade e a saúde do solo. 

· Sistemas integrados: combinação de diferentes atividades agrícolas, otimizando espaço e recursos. 

· Culturas de cobertura: proteção do solo e controle de pragas. 

· Uso eficiente da água: garante a eficiência hídrica e o uso consciente da água. 

· Rotação e diversificação de culturas: aumenta a resiliência do solo e a produtividade, ao mesmo tempo em que reduz o risco de doenças e pragas. 

Por que a ORÍGEO aposta nessa rota? 

A ORÍGEO acredita em aliar alta performance no campo com equilíbrio ambiental, por isso apoia a Agricultura Regenerativa como um caminho sólido para transformar o modo de produzir. 

Caminhamos ao lado do produtor em cada etapa, desde o diagnóstico até a implementação de novas tecnologias, com escolhas conscientes e inovadoras. 

Mais do que fornecer soluções, somos parceiros técnicos e estratégicos, entregando conhecimento aplicado e suporte contínuo. A parceria com a Bunge reforça nosso compromisso com uma agricultura inteligente, regenerativa e de impacto positivo. 

Conheça a websérie “Rota Regenerativa”. 

Para mostrar de perto essas ações, nasceu a websérie “Rota Regenerativa – Caminhos que renovam o futuro”. A cada episódio, uma jornada de inspiração, conhecimento e exemplos que reforçam a sua importância no dia a dia de um amanhã melhor. 

Clique aqui e acompanhe essa transformação no campo.

Agricultura Regenerativa | Caminhos que renovam o futuro