Agricultura regenerativa, por onde começar? O que são Boas Práticas Agrícolas e Agricultura Regenerativa

A sustentabilidade ganhou muitos significados ao longo do tempo, e a cada dia tem se tornado pauta na evolução da agricultura, com o desafio de cumprir as demandas da produção sustentável e segurança alimentar para hoje e para o amanhã.

Para a ORÍGEO, o futuro da Terra é prioridade e começa com a Agricultura Regenerativa e as Boas Práticas Agrícolas (BPA).

A agricultura regenerativa é uma alternativa que se concentra na melhoria e revitalização dos sistemas agrícolas e ecossistemas, ao invés de um modelo de agricultura que pode comprometer a saúde do solo e recursos naturais. Além disso, o seu objetivo é aumentar a biodiversidade, reduzir a erosão e promover práticas sustentáveis para a produção de alimentos a longo prazo.

As BPA, no entanto, são o conjunto de princípios e recomendações técnicas a promover a oferta de alimento seguro, para cuidar da saúde humana, proteger o meio ambiente e melhorar as condições dos trabalhadores rurais e suas famílias.

AGRICULTURA CONVENCIONAL X AGRICULTURA REGENERATIVA

A prática agrícola sustentável é considerada uma resposta aos desafios ambientais e de sustentabilidade na agricultura convencional, que muitas vezes resultam na degradação do solo, perda de biodiversidade e esgotamento de recursos. Essa abordagem busca criar sistemas mais resilientes e sustentáveis que beneficiem, tanto os agricultores, quanto o meio ambiente.
Diante disto, pode ser observado uma série de benefícios significativos para a indústria agrícola e o mercado em geral.

BENEFÍCIOS
As alternativas positivas para a produção contêm diversos benefícios, a curto, médio e longo prazo, que impactam diretamente na produtividade e rentabilidade da safra. Aqui estão alguns dos principais:

1. Sustentabilidade Ambiental:

  • Conservação do Solo: As Boas Práticas Agrícolas e a Agricultura Regenerativa ajudam a melhorar a qualidade do solo, reduzindo a erosão, aumentando a fertilidade e permitindo uma melhor manutenção do carbono no solo. Isso leva a uma produção agrícola mais estável a longo prazo.
  • Preservação da Água: Essas práticas promovem o uso eficiente da água, reduzindo o desperdício e a contaminação da água.
  • Biodiversidade: A agricultura regenerativa promove a biodiversidade ao criar habitats para a vida selvagem, o que pode aumentar a resistência das culturas a pragas e doenças

2. Satisfação do Consumidor:

  • Consciência Ambiental: Essas estratégias atendem as preocupações ambientais e interesses de grandes empresas, indústrias e consumidores finais. São oportunidades de negócio para os agricultores, que passam a estar no radar dos que valorizam uma agricultura mais sustentável para o futuro.

3. Resiliência Econômica:

  • Redução de custos a Longo Prazo: Embora a transição para práticas regenerativas possa exigir investimentos iniciais, o aumento da saúde do solo pode levar a economias significativas a longo prazo, além do aumento na produtividade da safra.
  • Estabilidade de Produção: Práticas regenerativas muitas vezes resultam em culturas mais resilientes que são menos suscetíveis a flutuações climáticas extremas e pragas.

4.Cumprimento de Regulamentações:

  • Atendimento a Requisitos Legais: Em muitas regiões, as práticas agrícolas regenerativas estão alinhadas com regulamentações ambientais e podem ajudar os agricultores a cumprir essas exigências.

Alguns outros benefícios são:

– Melhoria da Saúde do Solo
– Redução de Riscos
– Economias de Recursos Hídricos
– Melhor Qualidade do Solo e das Culturas
– Sustentabilidade Financeira

A HORA PODE SER AGORA!

O momento ideal pode variar conforme as circunstâncias individuais e as metas de cada agricultor. O importante é fazer uma avaliação cuidadosa e começar de forma realista, adaptando-se à medida que você ganha experiência e recursos.

Conte com o apoio da ORÍGEO! Nossos especialistas estão em campo para te auxiliar com uma consultoria especializada e personalizada em agricultura sustentável, auxiliando na sua transição para práticas regenerativas. Um processo desafiador, mas recompensador ao longo do tempo, tanto para o seu negócio, quanto para o meio ambiente e a sociedade como um todo.

admin

admin

Deixe um comentário

Sobre Nós

Nascemos fruto da união de propósitos entre a BUNGE e a UPL, uma joint venture de proposta inovadora e exclusiva: levar a solução completa ao produtor.

Artigos recentes

Manifesto

fale com a gente

+55 11 2222-2222

CONTATO

NOSSAS REDES

CONHEÇA NOSSAS SOLUÇÕES

Seja do TIME ORÍGEO

IMPRENSA

© Todos os Direitos Reservados – 2023 – ORÍGEO

Desenvolvimento